CONSULTA IRPF 2019 — Consultar Restituição e Lotes

Depois de declarar o imposto de renda, é uma baita ansiedade para saber da restituição. E você pode obter muitas informações através da consulta iRPF  2019.

O extrato de imposto de renda é disponibilizado pela Receita Federal de forma online. Isso faz com que o processo de consulta Imposto de Renda seja muito mais fácil e ágil do que antes!

Isso facilita também para que o contribuinte verifique rapidamente caso exista algum erro ou desencontro de informações em sua declaração. Saber como fazer a consulta IRPF pode evitar que você tenha problemas com a malha fina!

Para que serve a Consulta IRPF 2019?

A restituição IRPF 2019 é destinada as pessoas que tenham, no decorrer do ano, pago um valor excessivo de impostos a Receita Federal. Esse valor pode ser reavido através da declaração de imposto de renda anual.

O próprio sistema do imposto de renda é responsável pelo cálculo, a partir dos dados fornecidos pelo contribuinte, se existe algum dinheiro a ser restituído.

CONSULTA IRPF 2019

Se houver, então esse valor poderá ser recuperado através dos lotes que são liberados pela receita de junho a dezembro do ano vigente. Entenda melhor o que são os lotes no próximo tópico desse artigo.

Milhões de brasileiros declaram imposto de renda ao mesmo tempo. Para organizar o processo de restituição, a Receita federal faz isso através de lotes. Para saber se a sua restituição será devolvida agora, ou em qual lote ela virá, é necessário fazer a consulta IRPF, e acompanhar as notícias de liberação.

Consulta Imposto de Renda 2019

A consulta IRPF é uma maneira prática e ágil de verificar todas as informações a respeito de sua declaração de imposto de renda. E através dela você também pode descobrir mais sobre a sua restituição.

Fazer a consulta IRPF é muito fácil, e não tem segredo algum. Você conseguirá, através da internet, saber se a sua restituição foi liberada, e obter informações sobre como ter o seu dinheiro de volta.

Acompanhar a liberação dos lotes, e fazer a consulta IRPF com frequência é essencial para que você não perca as datas e não corra o risco de perder o seu dinheiro.

Como dissemos, fazer a consulta IRPF 2019 é muito simples. Você não precisa sair de casa, nem passar horas na espera de um telefone. Tudo pode ser feito através do próprio site da Receita Federal. Confira:

CONSULTA IRPF 2019


Passo 01. Para fazer a sua consulta IRPF você deve acessar o site através do endereço: www.receita.fazenda.gov.br. Na página você já vai ver o campo para preencher com os seus dados.


Passo 02. Forneça o número de seu CPF, escolha o ano que deseja fazer a consulta IRPF, e em seguida coloque a sua data de nascimento.


Passo 03. Depois disso é só preencher o campo designado com as letras, e clicar em “consultar”.


Passo 04. Você então verá um relatório a respeito de sua restituição – se existe algum valor, se ela foi liberada etc.


Quem tem direito à Restituição IRPF?

Tem direito a restituição aquelas pessoas que realizaram o pagamento a mais do imposto durante o ano da declaração, onde o programa de restituição realiza as contas e identifica se a pessoa teve muitas deduções com despesas médicas ou despesas escolares.

Caso a situação tenha sido ao contrário, ou seja, caso o pagamento dos impostos tenha sido menor durante o ano do que era devido, a pessoa então terá imposto a pagar.

Em casos onde o rendimento não tenha sido suficiente para entrar na faixa do imposto a pagar, a pessoa não deve impostos e também não terá imposto restituído.

Pagamento do Lotes do IRPF 2019

CONSULTA IRPF 2019

Ao todo, são liberados 7 lotes entre junho e dezembro. Para cada lote, a receita federal faz um anúncio informando quem são as pessoas que conseguirão receber a restituição.

A restituição é feita por ordem de entrega da declaração do imposto, e outros critérios.

Por isso, quem declarou logo no começo do período, acaba recebendo antes, enquanto que quem atrasou ou deixou para o final, automaticamente recebe nos últimos lotes. Geralmente segue a seguinte ordem de pagamentos:

  • Idosos;
  • Pessoas portadoras de deficiência mental ou física;
  • Pessoas com doenças graves.

Saber fazer a consulta imposto de renda é fundamental para que você consiga acompanhar de perto o valor ao qual tem direito. Use as nossas dicas, e descubra quando tiver algum dinheiro para resgatar.

Caso ainda tenha alguma dúvida relacionada a consulta IRPF 2019, é só deixar um comentário logo abaixo que responderemos assim que for possível. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *